domingo, 27 de dezembro de 2009

Encantos da Ilha do Mel, por Marilena Chociai

6 comentários:

Zeca Bet disse...

Pena a câmera ter feito foco no 1º plano na foto da praia. Ou esse foco foi proposital?

A segunda foto é um belo exemplo de uso da "regra dos terços". Já imaginou se fosse ao por do Sol com aquela coloração dourada?

A dos pássaros ficou perfeita, como é bom ter uma câmera com teleobjetiva de 20X e grande angular.

EQUIPE FORMIX disse...

Lindos flash´s Marilena...
Estou apaixonado pela foto dos pássaros...

PARABÉNS... NÃO CONHECIA SEU LADO FOTOGRAFA...

PARABÉNS PELA IDEALIZAÇÃO DO BLOG... JÁ SOU UM SEGUIDOR...

ABRAÇOS E MAIS UMA VEZ, PARABÉNS

Marilena Chociai disse...

Na verdade Zeca, como eu não tinha prática com a máquina (uso uma Canon Powershot SX10 IS), deixei no automático, não tinha ideia de onde sairia o foco, rs.

Zeca Bet disse...

Nos modos P, TV, AV e M dá para mudar o modo de fazer foco. Pressione o botão MENU, é o 1º ítem da lista chamado MOLDURA AF, tem dois modos:

FLEXIZONE: Aparece um retângulo no meio do visor e é no que estiver dentro dele que a câmera fará o foco. Além disso, você pode mudar a posição do retângulo para qualquer parte do enquadramento.

Por exemplo, se eu vou fazer uma foto em close ou macro de uma flôr, normalmente enquadro de maneira que a mesma fique num dos pontos chaves da regra dos terços. Aí movo o retângulo para que fique nesse ponto, com isso a focagem se dará na flôr que é o assunto principal.

O modo Flexizone eu uso muito em fotos macros de flôres e insetos, ou então em fotos de still (objetos parados).

DETECTOR DE RÔSTO: O nome já diz tudo. No caso da cena não conter nenhum rôsto, a câmera muda automaticamente o foco para o modo matricial (divide a tela em até nove partes para fazer o foco). Como os galhos estavam mais próximos e dentro do enquadramento, o foco se deu neles.

Eu quase não uso o modo automático da câmera. Ao invés disso eu uso o modo P. É, digamos assim, o modo semi-automático. A câmera continua fazendo automaticamente os ajustes de tempo de exposição e abertura em função da medição de luz, mas o resto você pode ajustar manualmente como o balanço de brancos, modo de foco, intensidade da luz do flash, compensação de exposição, etc.

Claro que ao ar livre e em dia ensolarado o modo automático vai bem, mas às vezes a luz do Sol é demasiada e você poder compensar diminuindo um pouco a exposição fica melhor.

Bem, estou tentando escrever um manual prático sobre os recursos da nossa SX10. Assim que eu terminar lhe envio uma cópia.

Marilena Chociai disse...

Nossa Zeca, vc é fera. Um dia ainda aprendo a mexer nessa máquina como vc. Bjss

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.